Publicado por: alaompe | 30/05/2010

Uma Academia Democrática

Matéria publicada no blog do lenilson (www.lenilson.com.br), em 20/04/2010, antes da posse dos acadêmicos:

Muito inteligente, democrático e gerador de oportunidades. É assim que vejo a iniciativa dos fundadores da Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, Srs. Ronaldo Souto Maior, historiador, escritor e professor, e Elinaldo X. Costa, desenhista e projetista.

A Academia é um espaço aberto para receber não só os escritores, mas agrega também pessoas físicas dos municípios de pernambuco que tenham conceito intelectual e social para o estudo, divulgação e incentivo à literatura, a arte e o artesanato da região do interior pernambucano.

Quando falamos em academia de letras, vem logo à nossa mente, aquela instituição “fechada”, cheia de velhos intelectuais, que só permitem a entrada daquelas pessoas que passam noites e noites escrevendo…,escrevendo, até concluir mais uma obra literária e apresenta-la aos colegas acadêmicos. Na minha ótica, esse tipo de “imortalidade” está fora de moda, está fora do contexto socialmente realista para os dias de hoje.

A “imortalidade” se faz pela obra do artista. E a Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, tem esse compromisso com aqueles que são verdadeiramente imortais, pelas suas obras literárias, suas artes, e seus ofícios. Acadêmico é aquele que faz parte de uma academia. Imortal é aquele que através da sua arte não morre, não será esquecido.

Os membros dessa Academia, terão todo o espaço democrático para divulgar, discutir, trocar ideias e se aperfeiçoar, pois, pelo que entendo, lá, será o lugar dos: Escritores, artesão, músicos, pintores e todos aqueles que não contam ou não tem acesso a um espaço para divulgar suas artes. Em Bezerros, a Academia, já abriu espaços e recebeu como membros acadêmicos, artistas populares de renome internacional como : J.Borges, que é um mestre do cordel e xilogravura – Lula Vassoureiro, um verdadeiro artista na escultura de mascaras carnavalescas, –  João Machado, um instrumentista músico de respeito e outros artistas que imortalizarão suas obras com o apoio da recém-criada Academia.

Fica aqui o meu registro de confiança, parabenizando os idealizadores e agradecendo ao convite que recebi para compor o quadro acadêmico como escritor. Isto me dá ânimo para concluir minhas obras literárias, e com prazer, farei o lançamento junto com os colegas acadêmicos.

A Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, tem como sede o município dos Bezerros, estado de Pernambuco, cidade linda, localizada no agreste do estado, distante 130 km da capital, Recife. A Academia, tem como Presidente Ronaldo Souto Maior e como Vice-Presidente Elinaldo Xavier da Costa, e já agrega membros de várias outras cidades como; Recife, Olinda, Vitória, Gravatá, Caruaru, Garanhuns e outras mais. É preciso dar apoio e incentivar os nossos artistas, e uma iniciativa como esta, precisa ser valorizada, não só pelos membros acadêmicos, mas por toda a sociedade.

Escrito por: Lenilson Xavier dos Santos ( http://www.lenilson.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: