Publicado por: alaompe | 25/09/2011

ALAOMPE se destaca no Seminário das Academias de Letras de Pernambuco

Com sede em Bezerros (PE), a Academia de Letras Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco (ALAOMPE) marcou presença no primeiro encontro das Academias de Letras de Pernambuco realizado no Centro de Convenções em Recife Pernambuco nos dias 23 e 24/09/11. Como parte da programação da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o Seminário contou com a presença dos Presidentes das Academias de Letras do interior do estado e foi ministrado pelo ilustre Presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto. Representando o Presidente da ALAOMPE, Ronaldo José Souto Maior, estiveram presentes no evento o Vice-presidente Elinaldo X. Costa, o Diretor financeiro Anchieta Antunes e o Acadêmico Lenilson Xavier e esposa. Após a abertura dos trabalhos pelo Presidente da APL Waldênio Porto, o bezerrense e Vice-presidente da ALAOMPE, Elinaldo X. Costa fez um agradecimento em nome do Presidente Ronaldo Souto Maior que esteve ausente por motivos de saúde e em seguida passou a palavra para Anchieta Antunes.

Anchieta falou sobre a importância e os objetvos da Academia e fez uma excelente colocação quando se referiu às dificuldades de apoios financeiros para desenvolver um trabalho mais abrangente no campo literário e artístico. Deixou claro o quanto é difícil desenvolver um trabalho mais amplo nessa área. Anchieta ainda enfatizou a necessidade de um entrosamento entre as demais academias do interior, buscando com isso uma maior aproximação para o desenvolvimento dos trabalhos literários. Fez questão de deixar bem claro a todos os presentes que é necessário garimpar recursos através dos meios legais para que as academias possam contar com modernas bibliotecas, espaços amplos para oficinas e cursos, apoio ao escritor interiorano para divulgação de suas obras lietrárias e condições concretas para que as academias não fiquem só no sonho literário sem fazer acontecer o mais importante: A realização! Finalizou suas palavras agradecendo em nome do atual Presidente Ronaldo Souto Maior, deixando claro que a ALAOMPE está de portas abertas para receber acadêmicos e novos filiados para que, cada vez mais, a literatura e a arte possam caminha mais fortalecidas.

 

Por sua vez, o Presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, destacou a importância da ALAOMPE, elogiou o atual Presidente Ronaldo Souto Maior e reafirmou a importância da união de todas as academias para fortalecer a leitura, a escrita e a valorização dos escritores pernambucanos, incluíndo a necessidade da troca de experiências das Academias do Interior com a finalidade de fortalecer os laços entre todos os acadêmicos. As cidades de Bezerros e Gravatá foram citadas pelos organizadores do evento como possíveis pólos para os próximos encontros acadêmicos a serem realizados no próximo ano. O Presidente da Academia de Letras e Artes de Gravatá Josias Peles, também fez uma excelente apresentação e falou de forma brilhante sobre os trabalhos realizados em Gravatá no campo literário e artístico. O Evento teve a seguinte programação: A problemática do Livro pernambucano; Comunicação das Academias I -II-III; Jantar de confraternização. Entre os muitos palestrantes estavam: Paulo Camelo e Luiz Gonzaga Barreto, Sociedade Brasileira de Médicos e Escritores – Josias Peles Presidente da Academia de Letras e Artes de Gravatá – Representantes da Academia de Letras Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco (Alaompe)

Por:Lenilson Xavier

Anúncios

Responses

  1. Por motivo de uma forte gripe não foi possivel ir ao Seminário das Academias, acompanhei através dos comentário de Lenilson Xavier. Meus parabéns ao amigo Elinaldo Xavier que soube muito bem representar a ALAOMPE.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: