Publicado por: alaompe | 17/11/2011

ALAOMPE homenageia o deputado federal Pedro Eugênio

Publicado 16 de novembro de 2011 | Por Lenilson Xavier | Editar

A Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco (ALAOMPE) realizou, na manhã do feriado 15 de novembro, uma homenagem ao deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE). Durante a solenidade de posse de seis novos acadêmicos, Pedro Eugênio recebeu o título de membro honorário da instituição que tem como principal objetivo incentivar a leitura e a produção literária nas escolas do interior de Pernambuco. A cerimônia aconteceu no auditório do Colégio Municipal Getúlio de Andrade Lima, em Bezerros, no Agreste do estado.

A beleza das palavras bem agrupadas, das fantasias criadas nas páginas dos livros e a importância dos valores repassados através da leitura dos clássicos, marcaram o tom da solenidade. Em seu discurso, Pedro Eugênio, frisou que a literatura é, antes de tudo, uma expressão da Alma.

“Lembro-me de um professor que tive, aos 17 anos, quando morei nos Estados Unidos. Ele dizia pra gente não se preocupar com a gramática e sim com o conteúdo”. Eugênio compartilhou a lição de que é mais importante estar sensível às experiências vividas e, com liberdade, registrá-las, do que se preocupar com os erros. “Você primeiro expõe suas impressões sobre o mundo e depois se ocupa da correção. Começar pela gramática é muito chato”, afirmou.

O parlamentar lembrou ainda da comunicação nas redes sociais e a forma resumida e codificada com que as palavras são transmitidas. “Desde que a Alma esteja viva, o Ipad e o Twitter não me assustam. São um elo de corrente entre a palavra e a realidade”, concluiu.

O acadêmico Samuel Domingos foi o responsável pelo discurso em homenagem ao parlamentar. “Honramos a trajetória deste homem público, inteiramente dedicado ao que faz, somos gratos a todo apoio, tanto à nossa Academia como à comunidade de Sapucarana, aqui de Bezerros”, falou Domingos.

 A ALAOMPE foi fundada há dois anos e trabalha com intuito de difundir cultura nas escolas do interior de Pernambuco. Realiza feiras literárias, participa de eventos culturais e possui uma biblioteca pública. O ingresso de seis novos membros representa, para o presidente da Academia, Ronaldo Souto Maior um reforço na missão de divulgar arte e leitura para jovens e crianças.  

Texto e fotos: Maria Júlia Sette

do Blog: www.lenilson.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: