Publicado por: alaompe | 12/07/2012

PROJETO SEM FRONTEIRAS – ANTOLOGIA POÉTICA – URUGUAI / BRASIL

SEM     FRONTEIRAS

PROJETO CULTURAL EDITORIAL

        POETAS URUGUAIOS      E      BRASILEIROS        DESTE        TEMPO

ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E OFICIOS MUNICIPAIS DE PERNAMBUCO.

                                                   “ALAOMPE”

…recebeu a visita do  “Editor do Governo do Uruguai”, Sr. Luis Alfredo Coirolo Acevedo, para estabelecer laços de afinidades culturais entre o Brasil e o Uruguai, com o intuito de viabilizar “um” projeto de “Edição de Antologia Poética Binacional” que deverá incluir dezenove (19) poetas uruguaios (um por cada Departamento) e vinte e sete (27) poetas brasileiros (um por estado).

No Brasil, a acadêmica Professora/Jornalista Dea Cirse Garcia Coirolo, (uruguaia/brasileira) representando a ALAOMPE, que na Academia ocupa o cargo de Secretaria Geral, será a Antologista, que levará a cabo a seleção e escolha dos melhores poemas, após uma pré-seleção da Mesa Diretora  da  Academia.

A Academia, ALAOMPE, será a coordenadora geral das ações culturais envolvidas no projeto, tudo sob o consenso do Sr. Elinaldo Xavier, Presidente da Academia e demais Diretores empossados.

Vale dizer que se integrou ao projeto o Governo Municipal de Bezerros, que sediará todos os eventos afins e o lançamento do livro editado, quando da cerimônia no Brasil.

Ficará sob a responsabilidade da Prefeitura de Bezerros, o apoio logístico, tais como: convites às Autoridades concernentes ao evento, contatos com jornais, rádios e televisão, etc. Este segmento ficará sob a tutela da Prefeita, Sra. Elizabeth Maria Silva de Lima, que já delegou competência à Acadêmica Elisângela Silva, que ocupa, no Governo Municipal, o cargo de Secretária de Educação, bem como o Secretario de Governo Municipal, o Dr. Walter Alves, que coordenará as ações atinentes ao evento. Em reunião havida na sede da ALAOMPE, foram estabelecidos os objetivos e metas a serem alcançadas.

Nessa reunião estavam presentes o Sr. Elinaldo Xavier, Presidente da Academia, a Secretária de Educação do Município, o Secretario do Governo Municipal, A Gestora da Escola Técnica do Agreste, Sra. Socorro Silva, o representante da EMPETUR, Sr. Irandir Laurentino, o Diretor Executivo da Revista “Estilo”, Acadêmico Erinaldo Pereira, o representante do Instituto Historico Jovem de Bezerros, Sr. Paulo Leite,   vários acadêmicos e o Editor Uruguaio Sr. Luis Alfredo Coirolo.

Após a reunião, na sede da ALAOMPE, todos foram convidados a comparecer ao Gabinete da Prefeita de Bezerros, que elegantemente abriu as portas do Paço Municipal para atender as reivindicações literárias, momento em que o Sr. Luis Alfredo Coirolo (o Editor), expôs toda a estrutura do projeto e seu alcance dentro da sociedade civil dos dois países, voltada para as letras. A tradução simultânea ficou a cargo do Sr. José de Anchieta Antunes, também Acadêmico.

Após o encontro com a Prefeita, o Sr. Luis Alfredo Coirolo foi convidado a conhecer o “atelier” do xilogravador Sr. J. Borges que  já ilustrou uma obra de outro escritor uruguaio, o Sr. Eduardo Galeano,  onde o  visitante pode apreciar as magnífica a obra de xilogravura que é motivo de orgulho deste celeiro de artistas,  a cidade chamada Bezerros.

No dia 10/05/2012 reuniram-se em Serra Negra, a Secretaria de Educação, Sra. Elisangela Silva, o Secretario de Governo Dr. Walter Alves, integrantes da ALAOMPE e o Sr. Editor Luis Alfredo Coirolo, para compartir um almoço oferecido pela Prefeitura de Bezerros e para conhecer o Anfiteatro de Verão e o Museu de Serra Negra, assim como algumas vivendas do topo da Serra, como a do Sr. Zoroastro, que se destaca pela  beleza de seus jardins.

Finalizado o almoço, realizou-se uma visita ao “atelier” do Acadêmico Lula Vassoureiro para que o visitante conhecesse a belíssima obra do artesão das mascaras.

Acadêmica Maria da Paz Oliveira; Editor Uruguaio Luis Alfredo Coirolo; Acadêmica
Dea G. Coirolo Antunes e Presidente da Alaompe Elinaldo Xavier Costa na Serra Negra.

Presidente Alaompe Elinaldo Xavier Costa; Acad. Maria da Paz Oliveira; Sec. de Educação do
Mun. de Bezerros Acad. Elisângela Silva; Sec. do Governo Municipal de Bezerros Dr. Walter Alves;
Editor Uruguaio Luis Alfredo Coirolo e Acad. Dea G. Coirolo Antunes.

Ficou assim estabelecido.

PROJETO BINACIONAL:  “SEM FRONTEIRAS”

Edição de Antologia Poética Uruguai/Brasil

Seleção de dezenove poetas uruguaios (um por Departamento): Antologista e Editor, Sr. Luis Alfredo Coirolo, representante do Governo Uruguaio.

Seleção de vinte e sete poetas brasileiros (um por Estado): Antologista, Acadêmica de ALAOMPE, Secretaria Geral, Dea G. Coirolo Antunes, com a colaboração da Mesa Diretora da Academia.

Apoio logístico e organização pública: Prefeitura Municipal de Bezerros.

Secretaria de Educação do Município, Acadêmica Elisángela Silva e Secretario de Governo Municipal, Dr. Walter Alves, que serão os organizadores de todas as ações necessárias ao evento.

EMPETUR, com o Sr. Irandir Laurentino, atenderá os serviços de hotelaria e traslados necessários.

Não se estabeleceu data para a apresentação do livro, em virtude da dificuldade da seleção dos poetas dos dois países, do envio do material ao Editor, já que a obra será totalmente processada em Montevideo, cujos custos correrão por conta do Governo Uruguaio, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai e a Universidade Tecnológica do Uruguai.

A partir de agora as ações necessárias correm por conta de cada um dos componentes do acordo cultural.

 

 

No topo da Serra Negra, na residência do Sr. Zoroastro o ilustre visitante do Uruguai Editor
Oficial do Governo Uruguaio Sr. Luis Alfredo Coirolo Acevedo que apreciara a beleza dos jardins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: